Doenças e prevenções parte-2

Abdômen inchado ou constipação intestinal:
Causa: Alimentação de má qualidade, em geral as rações de “bolinha”, ou mesmo manutenção irregular ou ineficiente do ambiente.
Características e/ou sintomas: Inchaço abdominal; Indisposição para nadar, o animal fica muito tempo parado no fundo do aquário; Barbatanas fechadas; Falta de apetite e escamas eriçadas precedido de inchaço abdominal.
Tratamento: No caso de má alimentação, suspenda imediatamente a ração e procure outra de melhor qualidade. Em geral estas enfermidades são causadas por infecções bacterianas ou viroses. Use Tetraciclina na solução de 100 mg por litro de água durante 24 horas. Trate o animal sempre em aquário hospital com os parâmetros iguais ao aquário principal, nunca usando carvão ativado. Volte a alimentar o peixe com artêmias salinas vivas por 2 semanas consecutivas, isso vai ajudar a regular o fluxo intestinal e recuperação geral do peixe.

Hidropsia:
Causa: Alimentação de má qualidade, em geral as rações de “bolinha”, também manutenção irregular ou estresse contínuo.
Características e/ou sintomas: Abdômen bastante inchado (devido ao acúmulo excessivo de líquidos corporais), seguido de escamas eriçadas, muitas chegam a ficar num ângulo de 90°.
Tratamento:É uma doença de cura difícil, mas podem-se obter resultados satisfatórios utilizando 50 mg de Terramicina (oxytetraciclina) para cada litro de água. Faça trocas parciais de 2 em 2 dias e dose novamente o que foi eliminado até que os sintomas desapareçam. Existe uma técnica abrasiva utilizada em casos muito graves. Já a fiz, mas se este for o caso poste a sua dúvida na sala de “Doenças e Desastres” do nosso fórum, fazendo uma descrição minuciosa do estado do animal. Esta técnica requer habilidade e responsabilidade, se este for o seu caso você receberá ajuda de como deve ser feito o procedimento.

Íctio: Muitos pontinhos brancos e redondos, do tamanho aproximado de uma cabeça de alfinete, aparecem ás vezes placas sobre os peixes, que se destacam dele e vão ao fundo do aquário, para contaminar outros peixes.Diminuição da atividade dos peixes, seus movimentos ficam menores e suas nadadeiras fechadas. Os parasitas causam muita coceira, e o peixe procura qualquer coisa para ficar se coçando. Na fase mais aguda, eles perdem a vitalidade, ficando parados no fundo. A melhor prevenção é: ao comprar peixes, analise o comportamento e a vitalidade deles.Uma dose preventiva de anti-íctio. (procure o lojista de sua preferência). Além disto, é muito eficiente elevar a temperatura para 30 graus durante vários dias, e banhos em água salgada (em aquário separado, por 20 min, uma vez por dia) este último para casos mais graves.

Oodinum:
Causa: Em geral, quedas e oscilações bruscas de temperatura.
Características e/ou sintomas: Aparece uma espécie de poeira branca sobre o revestimento do peixe e em geral é seguida de infecções bacterianas. Nestes casos o animal parece estar “apodrecendo” liberando uma substância quase transparente que da a aparência de uma “gosma” sob o seu corpo.
Tratamento: Procure medicamentos para tratar o Oodinum das mesmas marcas que citei. Posteriormente, em caso de ocorrer infecção bacteriana consequente, a mesma deve ser tratada. Reforce a alimentação do peixe com artêmias para que se recupere rapidamente.

Infecções bacterianas:
Causa: Machucados adquiridos por brigas, pedras pontudas, enfeites ou mesmo após a infestação por algum parasita. Normalmente as bactérias se valem do estado debilitado do animal e atacam causando sérios danos à sua saúde. Fique atento aos menores sintomas.
Características e/ou sintomas: Caudas esfareladas, cortadas ou apodrecidas, boca inchada, olhos saltados, ulcerações brancas ou avermelhadas no corpo, podendo aparecer sangramento.
Tratamento: Utilize um bactericida de largo espectro, fazendo 7 a 10 dias de tratamento ininterrupto. Existem muitos no mercado, procure o que lhe for mais acessível.

Fungos:
Causa: Manutenção irregular da beteira e restos de comida, enfim, muita matéria orgânica em decomposição.
Características e/ou sintomas: Tufos de algodão por todo o corpo ou parte dele. Em casos mais graves os fungos atacam os órgãos internos dos peixes, podendo levar a morte.
Tratamento: Utilize um fungicida de confiança e siga atentamente as instruções do fabricante.

Cuide bem do seu peixinho!